Mahasamadhi de Lahiri Mahasaya

Lahiri Mahasaya - Self-Realization Fellowship

 

“A celebração do aniversário de nascimento de uma alma que alcançou a real percepção de Deus não deve ser subestimada como uma cerimônia meramente social. É uma ocasião profundamente espiritual em que as vibrações abençoadas de um mestre iluminado são mais fortes do que nos outros dias do ano, porque no mundo astral também está havendo uma celebração. Os devotos que assistem a essas cerimônias de aniversário com a atitude correta colherão graças espirituais e verão que suas resoluções mais elevadas se fortalecem” (Paramahansa Yogananda).

 

Queridos irmãos e irmãs,

Neste Sábado, Dia 29 de Setembro, das 18:00h às 19:00h, comemoraremos o Mahasamadhi de Lahiri Mahasaya. A data do mahasamadhi desse grande mestre foi em 26 de setembro de 1895.

 

Lahiri Mahasaya foi um autêntico iogue cuja vida serviu e serve de inspiração para muitos buscadores. Paramahansa Yogananda escreveu:

“Com suas múltiplas atividades, Lahiri Mahasaya procurou responder ao desafio comum: ‘Depois de cumprir os deveres profissionais e sociais, onde fica o tempo para a meditação devocional?’ A vida harmoniosamente equilibrada do grande guru-chefe-de-família tornou-se uma inspiração para milhares de homens e mulheres. Ganhando apenas um modesto salário e sendo econômico, despretensioso, acessível a todos, o mestre continuava de modo natural e feliz na trilha da vida disciplinada no mundo.”

(…)

“Como iogue-chefe-de-família, Lahiri Mahasaya trouxe uma mensagem prática adequada às necessidades do mundo atual. As excelentes condições econômicas e religiosas da antiga Índia não mais existem. Por isso, o grande mestre não promoveu o velho ideal do iogue como asceta errante, carregando uma escudela de mendigo. Ele preferiu salientar as vantagens que teria o iogue em ganhar o próprio sustento, não dependendo de uma sociedade competitiva para a sua sobrevivência, e em praticar a ioga no recesso do lar. A este conselho, Lahiri Mahasaya acrescentou a força motivadora de seu próprio exemplo. Ele foi o modelo do iogue moderno, ‘aerodinâmico’. Seu modo de vida, conforme planejado por Babaji, tinha o objetivo de servir de roteiro aos iogues aspirantes de todo o mundo.

“Nova esperança para os novos homens! Proclamou o Yogavatar ‘A união divina é possível por meio do esforço pessoal, e independe de crenças teológicas ou da vontade arbitrária de um Ditador Cósmico’.

“Usando a chave da Kriya, as pessoas que não conseguem acreditar na divindade de homem algum contemplarão, por fim, a plena divindade de si mesmas”.

 

Quem Pode Participar

Qualquer pessoa que sinta no coração o desejo de homenagear esse grande Mestre.

 

O Que Levar

Nesta cerimônia que dura cerca de uma hora, ofereceremos a Lahiri Mahasaya pétalas de rosas (que estarão disponíveis no templo) e um donativo (em espécie); estas ofertas representam, respectivamente, a devoção que ofertamos aos pés do Mestre (as pétalas) e o agradecimento às bênçãos espirituais recebidas (donativo).

Subtraído o valor das despesas para ornamentação do altar, o donativo ofertado será enviado à Self-Realization Fellowship para ser utilizado na divulgação dos ensinamentos dos grandes Mestres pertencentes a esta sagrada organização.

 

Quem é Lahiri Mahasaya

Uma extensa biografia de nosso param paramguru está na “Autobiografia de um Iogue”. De acordo com seu discípulo Swami Sri Yukteswar, Lahiri Mahasaya afirmou:

“Aproximadamente cinquenta anos após a minha morte, escrever-se-á um relato de minha vida, em virtude do profundo interesse pela Ioga que surgirá no Ocidente. A mensagem da Ioga rodeará o globo. Ajudará a estabelecer a fraternidade entre os homens: uma unidade baseada na percepção direta do Pai Único”.

E cumprindo-se esta profecia, após a primeira edição de Autobiografia de um Iogue, Paramahansa Yogananda escreveu: “Em 1945, cinquenta anos após a partida de Lahiri Mahasaya, ocorrida em 1895, completou-se o presente livro (…)”.

Este livro e toda a obra editada pela Self-Realization Fellowship podem ser obtidos nos Círculos, Grupos e Centros de Meditação da Self-Realization Fellowship ou através do site: http://www.omnisciencia.com.br

Em amizade divina,

Círculo de Meditação de Goiânia da Self-Realization Fellowship

Deixar um cometário.

Leave a Reply