Convite para Meditação Longa de Natal

MEDITAÇÃO LONGA DE NATAL

Estou concedendo esta bênção especial a todos vocês, para que ao meditarem profundamente, durante a época do Natal, sintam a presença de Cristo” (Paramahansa Yogananda).

 

Queridos amigos,

É com muita alegria que informamos a todos que neste sábado, dia 17/12, realizaremos em nosso Círculo de Meditação a “Meditação Longa de Natal”.

Nosso Guru disse: “A Self-Realization Fellowship teve a ideia de dedicar um dia inteiro por ocasião do Natal, para a adoração meditativa de Cristo. Todo ano, na época de Natal, existem fortes vibrações da Consciência Crística pelo ar. Aqueles que estão sintonizados pela devoção e pela profunda meditação científica receberão em suas próprias consciências essas vibrações do Espírito Cristão que estava em Jesus. No altar do vasto silêncio interior, eles sentirão o Divino Rei dominando o coração de todas as criaturas. A celebração real do Natal é a realização interior da Consciência Crística. É de extrema importância para todo homem, qualquer que seja sua religião, que ele experimente dentro de si mesmo este ‘nascimento’ do Cristo Universal’”.

 

Arte feita por Lygia Prachia

“Assim como nós, da Sede Central da Self-Realization Fellowship, em Los Angeles, celebramos espiritualmente a data de nascimento de Jesus com a meditação do dia todo, em 23 de dezembro, todos os estudantes, a sós ou em grupos, nos centros da SRF, devem observar a mesma regra espiritual. Que dediquem o dia 23 para o Natal Espiritual; passem o dia inteiro em meditação cada vez mais profunda. Depois, desfrutem o dia 25 de dezembro como o Natal Social, festejando a sagrada época com parentes e amigos”.

Na Sede Central da Self-Realization Fellowship, bem como nos seus Círculos, Grupos e Centros de Meditação espalhados por todo o mundo, estudantes e amigos de Paramahansa Yogananda estarão celebrando este Natal Espiritual, com uma meditação longa de 6 ou 8 horas.

Alguns estudantes podem considerar que seja impossível dedicar tanto tempo à meditação. Entretanto, o poder da sinceridade espiritual gerado pelo grupo em tais ocasiões, mais as bênçãos de Deus, criam um sentimento de calma interior que ajudam a cada um dos participantes a superar a inquietude e a sentir a presença de Deus e de Cristo. Muitos devotos que têm participado dessa meditação de Natal testemunharam que as horas transcorreram como se fossem minutos. Durante toda cerimônia, serão entoados cânticos de louvores e serão realizadas diversas leituras inspirativas.

Para os ocidentais em geral é difícil manter-se em postura de lótus, sobre uma almofada ou no chão, por muito tempo. Yoganandaji não exigia esse sacrifício, quase impossível para a maioria das pessoas, e ensinava que o importante é a postura ereta e a concentração no Olho Espiritual. Segundo ele, a meditação pode ser praticada em uma cadeira com encosto reto, sem braços.

 

QUEM PODE PARTICIPAR

Pode participar da cerimônia qualquer pessoa que se sinta preparada para passar pelo menos 3 horas em meditação, qualquer que seja seu credo espiritual, devendo todos seguirem as recomendações abaixo.

 

HORA E LOCAL DA CELEBRAÇÃO

Em Goiânia, a meditação longa terá duração de 6 horas e ocorrerá em nosso Círculo de Meditação. Iniciará às 09:00h da manhã e haverá um intervalo no final da terceira hora (às 12:00 horas). Nesse intervalo, os devotos devem manter o silêncio. Aqueles que não poderem permanecer durante a segunda parte, poderão se retirar silenciosamente.

Ninguém poderá entrar na segunda parte da cerimônia, se não participou da primeira. A razão para essa restrição é que a inquietude dos recém-chegados perturbaria a paz daqueles que já meditaram durante 3 horas. Aos devotos que unicamente dispõem de tempo para a segunda metade, recomendamos que meditem em seus lares, esforçando-se para sintonizarem-se mentalmente com o grupo.

 

PREPARAÇÃO

Faça uma refeição leve (ou não coma absolutamente nada se preferir) antes de vir para a meditação. Vista uma roupa confortável. Pode trazer o suporte de braços, se quiser praticar a técnica de OM durante a meditação. Mantenha silêncio antes da meditação. Chegue com uma atitude de devoção. Faça um esforço especial nesse dia para deixar de lado todos os pensamentos do mundo exterior, e esforce-se para manter o coração e a mente concentrados apenas em Deus.

A princípio, procure chegar cedo, para acomodar-se confortavelmente e acalmar-se antes de começar. Os devotos começarão a chegar a partir das 8:30 horas. A fim de manter a quietude e a tranqüilidade desde o início da celebração, recomendamos que ninguém chegue depois de 9:00h. Uma vez iniciada a cerimônia, ninguém poderá entrar na sala de meditação.

 

O QUE TRAZER

Traga uma fruta e um pronami (donativo) como oferenda devocional. As frutas e o donativo, em um envelope, devem ser colocados nas respectivas bandejas que ficarão na mesa armada do lado de fora de nosso templo. Não é necessário trazer flores ou arranjos. Nesta cerimônia de Natal, os devotos não vão até o altar fazer pronam, nem oferecer flores durante a meditação longa.

 

A MEDITAÇÃO LONGA

Toda meditação em grupo deve seguir certas regras, para que todos possam desfrutar o mais intensamente possível do seu maior objetivo, que é a profunda comunhão com Deus. A meditação ensinada por Paramahansa Yogananda deve ser praticada em completo silêncio, principalmente após a introdução, que é feita com uma oração, seguida da entoação de um ou mais cânticos inspirativos.

Assim, sugere-se para essa Celebração Especial de Natal:

a.. Que não participem devotos que estejam com tosse ou resfriado;

b.. Que seja desligado qualquer aparelho eletrônico que emita vibrações sonoras, como telefone celular ou relógio com alarme.

 

APÓS A MEDITAÇÃO

Após a meditação é igualmente recomendável que se busque manter o mesmo estado de paz experimentado durante a meditação, dedicando o resto do dia a Deus. Dediquem o dia 25 de dezembro como o Natal Social, participando das festividades natalinas com parentes e amigos.

Quem permanecer até o final participará da última parte do encontro que é a distribuição das frutas oferecidas. Após pegar uma fruta, podem comê-la mantendo o pensamento em Deus, Cristo e Krishna e nas bênçãos recebidas durante o dia. Se preferir, o devoto pode comer a fruta em casa, lembrando que deve ser a primeira coisa que devem comer para quebrar o jejum do dia, se for o caso.

Yoganandaji dizia que “um dos sinais mais encorajadores de um renascimento espiritual no mundo hoje é a boa vontade dos cristãos em observar o nascimento de Jesus através de encontros para meditação longa”. E profetizou: “com o tempo esse costume deverá ser generalizado e adotado por todos os Cristãos”.

Em amizade divina,

Círculo de Meditação de Goiânia

da Self-Realization Fellowship

Deixar um cometário.

Leave a Reply